sexta-feira, 19 de março de 2010

Analfabetismo Geográfico





Analfabetismo geográfico foi um termo criado em 1980 nos EUA para mostrarem a parte da população que não conhecia conceitos básicos da geografia, como a posição geográfica e a língua de alguns países, como o Brasil.

Muitos estudantes estado-unidenses, principalmente, não sabem localizar os estades de Ohio e e New York em um mapa. Isso é muito preocupante para os EUA, pois esses jovens irão dar continuidade à sociedade americana, e se eles não tiverem noção de geografia, os Estados Unidos podem perder sua posição como maior economia mundial.

Mas por que o estudo da geografia é tão importante?

Através da geografia podemos entender como os problemas socias e econômicos atuais estão ligados à economia, condições históricas e posições geográficas. É importante conhecer onde você vai investir seu capital para não perdê-lo.

De certo, a geografia ajuda na economia. Se um empresário imaginar que, por exemplo, o idioma brasileiro for o espanhol, então ele capacitará os produtos para a lingua espanhola. Se ele for vender roupas inapropriadas para nosso clima, como por exemplo, casacos de pele e roupas de skiagem, então ele perderá muito dinheiro, pois não haverá a busca dos produtos.

4 comentários: