quinta-feira, 18 de março de 2010

Biografia - Nelson Mandela


Nelson Mandela, líder político de 1994 a 1998, foi um grande rebelde em luta contra o apartheid. Ele foi um exemplo a ser seguido pelas pessoas que foram oprimidas pelo regime, onde ele conseguiu levantar a maioria oprimida para gritar por seus direitos como cidadão.


Mas, como isso começou? Como essa ilustre imagem de luta pela liberdade viveu?


Mandela nasceu em 18 de julho de 1918, no distrito de Umtata, chamado Qunu, na região de Transkei, na África do Sul.


Aos 7 anos de idade, foi o primeiro integrante de sua família a entrar na escola, onde recebeu seu nome inglês "Nelson". Em 1934, mudou-se para Fort Beaufort, e lá interessou-se por corridas e boxe.


Lá, ele fez um curso para se tornar baicharel em direito, na Universidade de Forte Care. Durante esse período, ele participou da oposição contra o apartheid. Em 1942, ele entrou para o Congresso Nacional Africano.


Em 1948, quando a eleição deu vitória aos afrikaners (Partido Nacional), Mandela tornou-se mais ativo no CNA, e aliou-se ao Congresso do Povo, que divulgou a Carta da Liberdade, documento com o programa fundamental contra a causa anti-apartheid.


Suas manifestações de início não foram violentas, mas após o Massacre de Shaperville, ele decidiu recorrer as armas, junto de seus aliados.


Em 1962, foi preso e condenado a 5 anos de prisão por viagens ilegais ao exterior e incentivo à graves. Dois anos depois, foi condenado a prisão perpétua por sabotagem ( o que ele admitiu ter feito) e por incentivar países a invadirem a África do Sul (o que ele não havia feito).


Passou quase 30 anos na prisão. Foi então que, em 11 de feveireiro de 1990, ele foi libertado, por causa da pressão internacional e das campanhas do CNA, sob a ordem do presidente daquele período, Frederick Willem de Klerk.


Em 1993, amgos dividiram o Prêmio Nobel da Paz.


Em 2004, Mandela anunciou sua retirada da vida pública, mas fez uma exceção para a campanha contra a AIDS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário